logo RCN
NOTÍCIAS

Estado lança aplicativo para fiscalização das faixas de domínio de rodovias

O Governo de Santa Catarina lançou nesta segunda-feira, 28, um aplicativo para facilitar o controle e a fiscalização das áreas de faixa de domínio sob responsabilidade do Estado. O ato de lançamento do FXDMobile ocorreu na Casa D´Agronômica e contou com a presença do governador Carlos Moisés e do secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira. Em um primeiro momento, o aplicativo será para uso exclusivo dos servidores estaduais, porém, já existe o planejamento para disponibilizá-lo à população em geral. Ao longo desta semana, os servidores da Infraestrutura passarão por um treinamento para a utilização do sistema. A expectativa é que o aplicativo já esteja em pleno uso a partir da segunda semana de outubro. 

"Nesse momento, o aplicativo vai ser usado pelo poder público para facilitar nas fiscalizações e no controle de toda a faixa de domínio. Isso possibilita uma organização das cidades para evitar ocupações indevidas. Toda essa tecnologia agregada vem contribuir com mais agilidade e transparência no trabalho dos servidores", explica o governador Carlos Moisés. Na opinião do secretário Vieira, o aplicativo evita retrabalho. Ele conta que antes o servidor precisava fazer registros de autuações de três maneiras distintas. Agora, com uso do aplicativo, os dados são imediatamente repassados ao setor de planejamento para fazer o melhor uso daquela informação. 

"Nós ganhamos em acessibilidade e agilidade, o que potencializa a fiscalização. Em última análise, isso significa também uma maior segurança viária. A faixa de domínio está intimamente ligada à segurança", explica o secretário. Ao aumentar o controle sobre a faixa de domínio, o aplicativo também deve evitar problemas futuros com processos de desapropriação em projetos de aumento de capacidade das rodovias. 

Conheça as funcionalidades do aplicativo

 O Aplicativo FXDMobile permite:

Utilização do GPS do equipamento móvel para identificar o local da ocupação; 

Acesso à câmera do equipamento móvel para registro de fotos da ocupação;

Consultas de ocupações por proximidade do fiscal (via GPS) ou por filtros de busca;

Registro de Ocupações Irregulares;

Conferência de informações das ocupações regulares/em regularização;

Emissão de autos de notificação;

Consulta de Largura de Faixa de Domínio;

Impressão dos autos emitidos (via impressora térmica bluetooth).


Rival do Flamengo na Libertadores confirma quatro casos de coronavírus Anterior

Rival do Flamengo na Libertadores confirma quatro casos de coronavírus

SC registra pior índice de isolamento social desde março Próximo

SC registra pior índice de isolamento social desde março

Deixe seu comentário